Home → Edição nº 150

INFORM@TIVO

 

CUSTOS HOSPITALARES

 

AHESP e Planisa apresentam a solução HECOS

Dr. Walter Valle, Dr. Maurity Freitas e Prof. Afonso Matos abrindo o encontro.

Atendendo ao convite da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo, mais de 20 estabelecimentos de saúde enviaram representantes para o encontro realizado no auditório da entidade, no último dia 8 de abril, em parceria com a Planisa, empresa com mais de 25 anos de história, que é referência em consultoria especializada para o segmento da saúde e está presente na América Latina, África e Europa.

Com o objetivo de discutir as Perspectivas da Gestão da Saúde, a reunião foi aberta com uma palestra do renomado professor Afonso José de Matos sobre “Como viabilizar a Gestão Estratégica de Custos” nos hospitais, quando abordou sobre os sistemas de apropriação (custeio por absorção, direto e baseado em atividade), a conceituação dos centros de custos (produtivos, auxiliares e administrativos) e o processo de produção dos serviços hospitalares, destacando a eficiência no perfil do padrão dos custos e a eficácia no protocolo padrão de tratamento.

Apresentação feita pelo Prof. Afonso Matos

Na sequência, o professor apresentou a solução Health Costs Manager (heCos), um sistema 100% web, de alta escalabilidade (na nuvem) e de baixo custo, que é um avanço significativo no âmbito da gestão estratégica de custos, fundamentado na evidência e experiência de mais de 500 clientes da Planisa e que já está sendo adotado por mais de 100 hospitais brasileiros.

Para ilustrar, o consultor Eduardo Agostini demonstrou a ampla extensão do produto, com seus manuais técnicos, tutoriais informativos, caixa de ajuda, help desk, dashboard etc.

Consultor Eduardo Agostini demonstrando o heCos ao lado do Prof. Afonso.

Finalizando, o professor Afonso e o Dr. Walter Valle, do departamento de Convênios da AHESP, explicaram sobre a ideia de formar um grupo de hospitais para a realização de um projeto piloto e se colocaram à disposição para todos os detalhes necessários.

ENTREVISTA

Informativo AHESP – Gostaríamos de saber mais sobre essa parceria com a AHESP.

Prof. Afonso José de MatosA parceria com a AHESP é pelo fato de ser uma entidade que deve estar voltada e tem como objetivo principal representar os hospitais. Para isso, ela deve dispor de informações, para entender o perfil dos hospitais que representa e, assim, fazer uma reivindicação, uma defesa dos interesses embasada em informações. Caso contrário, ela fica desprotegida exatamente da compreensão do perfil dos hospitais. Com essa parceria, eu penso que a AHESP está inclusive promovendo um crescimento da instituição, estimulando a melhoria da gestão dos hospitais e exercendo melhor o seu papel representativo.

Informativo AHESP – Este sistema é recente?

Prof. AfonsoCom os avanços da tecnologia, principalmente a questão da internet, surgiu agora essa possibilidade de desenvolver um produto “na nuvem”, que é uma nova concepção de arquivo de dados e que não exige infraestrutura de informática, apenas internet. Esse é o grande diferencial, ou seja, a facilidade de implantarmos e de não exigir muita estrutura, ter acesso de qualquer lugar, democratizando a informação com acessos bem definidos. Então, nós que tínhamos uma ferramenta mais convencional, de software, de desenvolvimento, de coisas mais fechadas, mais engessadas, criamos esse sistema com um apelo de trabalhar a informação de forma mais dinâmica e a baixo custo. O desenvolvimento teve início a uns dois anos e já está bastante disseminado, com mais de cem hospitais pelo Brasil.




Ed. Anteriores